18 recursos que o Windows deveria ter, mas não tem – Time Machine

Este é o 5º artigo da série “18 recursos que o Windows deveria ter, mas não tem“.
Time Machine
Disponibilidade: Mac
O utilitário de backup Time Machine da Apple é um dos recursos mais bacanas do Leopard; com sua ajuda, copiar todos os seus arquivos para um drive externo é uma tarefa à prova de idiotas. Melhor ainda, ele permite recuperar rapidamente uma versão antiga de qualquer arquivo do backup; assim, você poderá desfazer todos aqueles erros terríveis.

O Windows XP, e muitas versões do Vista, não tem tal recurso. Sim, eles têm um utilitário de backup, mas que nem chega perto da facilidade que é trabalhar com o Time Machine, e que não fará nada para ajudá-lo a encontrar versões perdidas de seus arquivos importantes. Mas três versões do Vista (Ultimate, Business e Enterprise) vêm com um utilitário chamado Shadow Copy, que permite recuperar versões antigas de seus arquivos clicando-os com o botão direito e escolhendo Restore Previous Versions no menu contextual.

O que poucas pessoas sabem é que as versões mais baratas do Vista (incluindo a Home Basic e a Home Premium) também gravam os dados necessários para que o Shadow Copy funcione – eles simplesmente não lhe dão acesso aos dados. Um utilitário gratuito chamado Shadow Explorer pode liberar esses dados, deixando que você restaure versões antigas de praticamente qualquer arquivo em seu disco rígido, sem forçá-lo a comprar uma atualização mais cara e desnecessária do sistema operacional.

Add Comment