6 programas gratuitos que podem substituir o Office – Atlantis Nova

Este é o 3º artigo da série “6 programas gratuitos que podem substituir o Office“.
Atlantis Nova
Grupos open-source não são a fonte de todos os softwares gratuitos. O Atlantis Nova, um programa comercial da Sun Solutions, é um bom processador de texto que faz tudo – menos te cobrar uma fortuna.
Ele é um concorrente do Microsoft Word que adere à teoria do “10/90” sobre desenvolvimento de softwares: ele oferece os 10% de recursos de processamento de texto que a maioria das pessoas precisa para realizar 90% de seus trabalhos. E ainda é pequeno o suficiente (684KB) para caber em um pendrive.

Sua versão gratuita pode não substituir completamente o Microsoft Word, mas é um prazer usá-lo. Pode-se acessar a maioria das tarefas – além da digitação básica – por meio de ícones, que se controla por uma chave que alterna entre dois conjuntos de barra de ferramentas de três linhas de ícones.

O Atlantis Nova é perfeito para viagens com um notebook com pouca carga e capenga e também não faz feio em um desktop.
Caso precise incluir conteúdo especializado (como equações diferenciais) em seus documentos, ou criar índices e tabelas de referência, talvez seja melhor procurar outra coisa. Quem sabe algo na direção do novo Atlantis Word Processor, o poderoso irmão mais velho do Nova (35 dólares, com 30 dias grátis para teste); ele inclui recursos como correção ortográfica, precaução dupla contra perda de documentos, funções de arrastar-e-soltar, criptografia e um “painel de controle” para lidar com layouts complexos.

Add Comment